sábado, 11 de abril de 2009

Opinião: produto em liquidação


Boa parte do conhecimento social provém dos comentaristas, colunistas e formadores de opinião. Não é regra, se bem que sua exceção poderia confirma-la. O que me incomoda é um termo que mencionei anteriormente. Formador de opinião... Precisamos?

Essa palavra me soa como algo unilateral e que é totalmente absorvida pelo receptor. Formador de opinião pressupõe a idéia de que alguém está ganhando ela pronta e assim não se preocupa em fazer o seu exame do fato. Está ali, pronta pra consumir.

Em uma das passeadas pela web encontrei uma discussão sobre o separatismo. Proposta simples: a favor ou contra. Me surpreendeu a quantidade de pessoas que usaram a opinião de outros para defender seu ponto de vista. Poucos usaram correlações históricas para dar embasamento em suas teses.

Dizer que a falta de informação (causa principal da pouca argumentação) é meramente de causa social tem um lado hipócrita que assusta. Com o advento da informática em comunidades carentes, quase todos tem acesso a internet e a todo um arsenal de dados inseridos. Todavia, pesquisas mostram que a diferença de pessoas que acessam sites de relacionamento e de indivíduos que procuram por pesquisas e notícias é abismal.

E a tv? A programação dos domingos tornou-se um prato cheio. Programas de auditório e reality shows tem dado índices de audiência que documentários jámais chegaram perto. Sem contar no horário de exibição... informação em horário proibido para menores. Aos que possuem tv paga outro dilema. Há ótimos canais de documentários, mas também tem BBB...pago!. O que assistir?

Me restou o conselho que todo professor dá para o aluno na escola: leia livros. Foi quando "me caiu os butiá do bolso" ao ver que: Fani lança o livro "Diário Secreto de uma Ex BBB", sua autobiografia. A capa, para se ter uma idéia, consegue ser tão surreal quanto o conteúdo proposto. Ela, completamente nua! Pior de tudo é ter quase certeza que, se apostar que esse livro vai estar entre os mais vendidos, corro o sério risco de ganhar uns trocados.

A verdade é uma só. Tem coisa bacana e asneira em qualquer meio. A questão é saber escolher. Lembram dos formadores de opinião? Depois de ver tudo isso eles não parecem ter conhecimento suficiente para persuadir os mais desavisados? Quem não se informa toma tudo como verdade absoluta. Em suma: opinião virou produto em liquidação e bons argumentos estão em final de estoque. Ou leve logo ou sabe lá quando...

Nenhum comentário: